Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Consumo de alimentos integrais pode reduzir a pressão arterial e ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Um estudo publicado recentemente na revista científica "American Jorunal of Clinical Nutrition" mostrou que o consumo de 3 porções diárias de alimentos integrais pode reduzir o risco de aparecimento de doenças do coração e ainda reduzir a pressão arterial.
Inclua sempre na sua alimentação alimentos integrais como pães integrais, arroz integral, linhaça, granola sem açúcar, aveia, amaranto, quinua, entre outros!

Referência: http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/92/4/733

terça-feira, 21 de setembro de 2010

18ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar reúne 32 mil corredores


Domingo passado, dia 19/09, ocorreu a 18a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Estava um dia bem friozinho, mas bom pra correr (melhor do que se estivesse calor! rss). Fui uma das 8 integrantes da equipe "Meninas do GPA Clube", ou seja, todas a mulherada que trabalha no Grupo Pão de Açúcar Clube (professoras, fisio, nutri e recepção). Segue abaixo uma matéria sobre a prova e uma foto minha, claro! rs!

No último domingo, 19 de setembro, a equipe de oito atletas do Pão de Açúcar garantiu o hexacampeonato na 18ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.

A prova, que teve início às 7 h em frente ao Obelisco, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), contou com a participação de mais de 32 mil corredores.
Para garantir o bem-estar de todos os participantes, 11 postos de hidratação foram espalhados pelo percurso, com a distribuição de 320 mil copos de água e 36 mil isotônicos Taeq. Durante todo o período estiveram presentes 20 ambulâncias UTI Móveis, com médicos para pronto atendimento que circularam de motocicletas por todo o circuito e ambulatório sob coordenação da Intermédica. E na praça dos atletas, a L’Óreal cuidou dos corredores quanto aos raios solares, fornecendo esse cuidado especial ao publico presente.
Foram 4,5 km de carpetes fazendo a sinalização do evento e 11.500 metros de grades espalhadas pelo percurso. E para garantir o acesso das pessoas que optaram pelo metrô, 10 ônibus circularam do Metrô Brigadeiro até a Assembleia Legislativa. O maior evento de revezamento da América Latina também contou com 1.500 pessoas trabalhando na prova e mais 220 recolhendo o material reciclável e fazendo a limpeza do local.
O evento também contou com a participação de Abilio Diniz, presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar, que correu na equipe número 1, ao lado de Caio Mattar, diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar e de João Paulo Diniz, membro do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar. A equipe foi composta, ainda, pelos atletas profissionais Daniel Chaves, medalha de prata no Sul-Americano SUB-23 e recordista Brasileiro SUB-23; Marílson Gomes dos Santos, tetracampeão na 21ª edição da Dez Milhas Garoto e bicampeão da maratona de Nova York; Adriano Bastos, vice-campeão da Maratona do Rio e campeão da última maratona Disney; Hudson Santos de Souza, bicampeão Pan-Americano 1.500 metros e recordista Brasileiro na mesma distância e Vanderlei Cordeiro, medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, bicampeão Pan-Americano, de maratona, e campeão das maratonas de Tóquio, São Paulo e Hamburgo.
O evento reuniu ações que reforçam a preocupação do Grupo Pão de Açúcar com o meio ambiente. Mais uma vez, a prova contou com o selo de CarbonoNeutro – que é a Neutralização das Emissões de Gases do Efeito Estufa, com Estações de Reciclagem pelo percurso e um bicicletário com 300 vagas, para facilitar o acesso e incentivar o transporte verde.

Fonte: http://www.maratonaderevezamento.com.br/

Suplementos têm substâncias proibidas

Pelo menos 20% dos suplementos alimentares vendidos no mercado brasileiro estão "contaminados" com substâncias proibidas ou controladas.
Esses produtos, usados por atletas e frequentadores de academia, têm fórmulas turbinadas com sibutramina (substância que aumenta a sensação de saciedade), diuréticos, estimulantes e esteroides anabolizantes.
A estimativa - e o problema- são consenso entre médicos que participaram do 29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu esta semana, em Gramado.
Suplementos alimentares são isentos de obrigatoriedade de registro sanitário na Anvisa. O órgão classifica os produtos como alimento, e não medicamento.
A resolução mais recente sobre o assunto é de 6 de agosto. No documento, os compostos vitamínicos e alimentares são enquadrados na mesma categoria de outros 29 produtos isentos de registro, como sal, gelo, café e óleos vegetais. Segundo a Anvisa, a responsabilidade pela fiscalização da produção desses suplementos é de Vigilâncias Sanitárias dos Estados e municípios.

FÓRMULAS MÁGICAS
Sem fiscalização federal, fica difícil saber o que há nas fórmulas vendidas como milagrosas. "Não há indicação de composição na rotulagem. É difícil ter controle, principalmente com os importados", diz Jocelito Martins, educador físico e oficial de controle da Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency).
Nos EUA e na Europa, o índice de "contaminação" também gira em torno de 20%, de acordo com uma pesquisa da agência mundial.
"No exterior, esses compostos são chamados de petróleo branco. Há cidades nos EUA em que há muitas fábricas e nenhum controle", diz Eduardo de Rose, médico membro do Comitê Olímpico Internacional.
No Brasil, não há nenhum levantamento oficial nem sobre a presença de importados nem sobre as substâncias proibidas. "É um mercado muito polêmico. A isenção de registro é um retrocesso por parte da Anvisa", opina Turíbio Leite de Barros, médico fisiologista da Unifesp (Universidade Federal Paulista).

MAIS POPULARES
Não há dados oficiais, mas dizem os especialistas que o mercado de suplementos só cresce. "Não só atletas de alta performance procuram as fórmulas. Virou quase uma competição: quem não toma, se sente menos preparado", afirma Suzana Bonumá, nutricionista e autora do livro "A Dieta do Corredor" (Editora Academia de Inteligência, 176 págs., R$ 24,90).
Uma das maiores indústrias nacionais do ramo, a Nutrilatina, cresceu 35% no último ano e tem duas linhas de suplementos .
O fato é que não tem como contraindicar os compostos vitamínicos e energéticos. "Já faz parte da cultura do esportista", diz Barros.
Outro ponto importante é que muitos atletas de alto rendimento precisam complementar a dieta. "Um nadador profissional pode gastar até 8.000 calorias por dia", lembra Martins.
Além do gasto energético, a rotina de treinos e competições, muitas vezes, dificulta uma alimentação regrada.
"Como eles treinam muito, acabam se alimentando mal. É difícil suprir as necessidades diárias só com a dieta", complementa Bonumá.
Para fugir de produtos contaminados, o indicado é procurar referências sobre a origem da fábrica. Para os atletas, é mais garantido analisar o composto em laboratório antes de consumir.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Receita


Hoje de manhã acordei inspirada e inventei uma receita de uma bebida que ficou muito boa e quero compartilhar com vocês:


- 1 copo de bebida de arroz Isola Bio sabor coco

- 1 colher de sopa de cacau em pó

- 1 banana

- 1 colher de sopa de aveia

- 1 cubo de couve (já coloquei a receita aqui pra vocês)


Bata tudo no liquidificador. Fica muuito bom!! Uma bebida gostosa, sem adição de açúcar e boa pra quem está na dieta com restrição de leite e derivados e soja.


Bom apetite!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ficar em jejum emagrece?


Este é um grande mito que, infelizmente, ainda é praticado por muitas pessoas. Ficar em jejum ou mais de 4 horas sem comer no dia, faz com que seu metabolismo diminua, ou seja, o seu gasto de energia durante o dia reduz, o que dificulta ainda mais a perda de gordura.

Geralmente, quando há uma perda de peso nestas condições, o organismo perde massa magra ou seja, não perde só gordura. Sendo assim, há uma perda de massa muscular e água, o que no meu ponto de vista não é emagrecer. Emagrecer é perder GORDURA!!

Portanto, pense bem antes de ficar horas sem comer na tentativa de emagrecer.