Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alimentação e humor

Hoje estava preparando uma palestra sobre alimentação e humor e resolvi compartilhar com vocês estas informações.
Geralmente o nosso humor possui uma relação (bioquimicamente falando) com a deficiência de um neurotransmissor chamado serotonina. A serotonina atua no nosso cérebro dando sensação de bem estar, bom humor, menos compulsão, menos tristeza, menos sintomas depressivos, menos ansiedade, entre outros.
A serotonina depende de diversos nutrientes para ser formada, e um deles é um aminoácido chamado triptofano.
Este triptofano está presente em alimentos como carnes magras (carne bovina, frango ou peixe), castanhas e nozes, banana, leite e derivados magros e nas leguminosas (feijões).
Portanto minha dica de hoje é que se você estiver com um pequeno mau humor ou algum sintoma mais depressivo, consuma estes alimentos para aumentar a sua produção de serotonina!

abraços!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Receita:CHÁ REFRESCANTE COM ÁGUA DE COCO E FRUTAS

Ingredientes
- 1 xícara de chá verde gelado (faça o chá colocando 1 colher de sopa rasa da erva em 300ml de água e deixe em infusão por 10min)
- 400 ml de água de coco
- 3 fatias de abacaxi
- 2 carambolas picadas
- 5 cubos de gelo
- 1 colher (chá) de gengibre

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em copos altos decore com uma fatia de carambola e sirva bem gelado.

Fonte: Adaptado do site TAEQ

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mude hábitos na mesa e emagreça mais rápido

Uma nova estratégia publicada pela revista seleções, ajuda a perder aqueles quilos indesejáveis com apenas mudanças básicas de hábitos na mesa. Organizar as refeições e a maneira com que são servidas é uma boa ideia para diminuir a quantidade de comida ingerida durante as refeições. Foram listadas algumas boas dicas:

Mastigue mais
Uma pesquisa realizada por Brian Wansink, que é Ph.D gerente do laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade Cornell, descobriu que pessoas com peso normal mastigam cada garfada 15 vezes, enquanto gordinhos mastigam 12 vezes. Portanto aproveite e mastigue bem, saboreando a comida.

Descanse os talheres ente as garfadas
Essa é uma das melhores maneiras de prolongar a refeição: adotar a regra pessoal de nunca ficar com a colher ou o garfo nas mãos enquanto houver comida na boca. Ponha uma garfada na boca, pouse o talher, mastigue, engula, pegue o talher outra vez e repita o processo.

Prefira pratos de 25 centímetros
Segundo Wansink, é possível reduzir o consumo de calorias de cerca de 20% e perder quase 1 quilo por mês trocando pratos de 30 centímetros por outros 25 centímetros. Um estudo realizado por um bufê chinês do tipo “sirva-se à vontade”, as pessoas que escolheram pratos maiores pegaram 52% da comida e comeram 45% a mais do que os que usaram pratos menores.

Use colheres menores
O sorvete é um dos alimentos em que mais se sente falta durante as dietas. Mas, não é preciso abrir mão dele para emagrecer. Os participantes do estudo de Wansink que receberam colheres de 60 milímetros comeram 14,5% menos sorvete do que os que receberam colheres de 90 milímetros. Quando a colher menor era combinada com um prato também pequeno, os participantes comeram 57% menos.

Beba água entre as garfadas

Embora não reduza o apetite, a água retarda o processo de comer. E sem dúvida, é saudável. Assim, após cada garfada tome um golinho de água antes de pegar o garfo outra vez. Apenas um golinho, água demais dilata o estômago.

Deixe a comida no fogão
O fácil acesso a grandes travessas cheias de comida é uma das razões para todos comerem demais em reunião de família. Quando as travessas estão na mesa à nossa frente, fica muito mais fácil estender a mão e repetir. Portanto, sempre que preparar muita comida, deixe a panela ou travessa na cozinha em vez de colocá-la a mesa. Uma boa dica é utilizar também colheres menores para servir a comida.

Reduza a capacidade dos copos

De acordo com outro estudo de Wansink, os adultos costumam servir e beber 19% mais suco em copos baixos e lagos do que em altos e finos. Ter menos líquido à disposição levou-os a saborear melhor a bebida e ingerir menos.

Fonte: EcoD e Portal Meu Nutricionista

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Receitas de sanduíches saudáveis

SANDUÍCHE NATURAL


INGREDIENTES:
•1 pé de alface picado
•milho opcional
•2 cenouras raladas bem finas
•maionese light
•uma pitada de sal
•pão de forma integral

MODO DE PREPARO:
Pique o alface coloque num recipiente juntamente com a cenoura ralada fininha, coloque o sal e o milho, depois uma pitada de sal. Coloque a maionese e mexa bem, a maionese tem que ser colocada aos poucos até que a mistura fique bem molhadinha.

SANDUÍCHE DA CRIANÇADA (mas que também servem para os adultos!)

INGREDIENTES:
•2 pães de forma integral;
•2 ovos cozidos;
•3 colheres de sopa de maionese light;
•2 cenouras raladas.

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes e depois recheie o pão.

SANDUÍCHE VERÃO

INGREDIENTES:
•pão de forma integral;
•beterraba ralada;
•cenoura ralada;
•couve cortado em tirinhas.

MODO DE PREPARO:
Junte todos os legumes em uma vasilha,coloque uma pitada de sal.Recheie o pão.

Fonte: Cantina Saudável