Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 26 de junho de 2012

O que é a maltodextrina?

É um carboidrato proveniente do amido de milho, que normalmente apresenta-se em forma de pó nas lojas de suplementos ou farmácias.Este carboidrato possui uma absorção mais rápida, impedindo que a sua glicemia (açúcar do sangue), caia durante uma atividade física prolongada, por exemplo.
Quando realizamos um exercício físico por mais de 1h, nossas reservas de carboidrato do sangue, músculo e fígado começam a esgotar-se, e assim, a reposição com a maltodextrina é recomendada. Um dos prejuízos da queda da glicemia é a perda de rendimento devido a sintomas como tonturas, desmaios, visão turva, ou seja, a famosa hipoglicemia.
É importante que você consuma a maltodextrina por indicação de um nutricionista, já que seu consumo em excesso pode levar ao ganho de peso.
A maltodextrina pode ser tomada antes, durante e depois do treino.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa Junina

O mês de junho é mais um mês de festas no Brasil. Várias festas típicas acontecem nesta época do ano. Mais do que eventos religiosos, os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro são admirados principalmente por seus variados e saborosos quitutes.
A maioria dessas preparações é caracterizada por um valor calórico elevado. Fique ligado na tabela abaixo pra não exagerar:
- Doce de Leite: 120 kcal e 3g de gordura (1 colher sopa cheia de 40 gramas)
- Paçoca: 100 kcal e 5g de gordura (1 unidade de 30 gramas)
- Pé de moleque: 88 kcal e 4g de gordura (1 unidade de 20 gramas)
- Cocada: 400 kcal e 9,5g de gordura (1 unidade média de 70 gramas)

No entanto, os ingredientes básicos das preparações geralmente são muito ricos em nutrientes. Veja alguns deles:
- Milho (canjica, fubá, pipoca são alguns de seus derivados): é considerado um alimento fonte de carboidratos. Destaca-se pelo seu elevado teor de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras.
- Batata doce: é uma excelente fonte beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer.
- Pinhão: são sementes ricas em proteínas, minerais e vitaminas, como cálcio e magnésio.
- Vinho: possui substâncias antioxidantes que protegem contra doenças do coração. Apenas tome cuidado com a quantidade consumida. O efeito ocorre com o consumo de 1 a 2 taças por dia.
            Lembre-se que o segredo está no equilíbrio. Você pode consumir de tudo, desde que controle as quantidades.