Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dicas de alimentação para o carnaval

Vai cair na folia? Então fique atento a estas dicas:
- evite o jejum. Antes de ir para a festa, procure consumir um lanche com um carboidrato de médio a baixo índice glicemico, para você sustentar a energia por um longo período. Ex.: batata doce cozida com canela, batata doce assada com orégano, uma fruta com chia ou farelo de aveia. As frutas secas são ótimas e práticas também. 
- além do carboidrato, é interessante consumir uma proteína também. Então você pode pensar em iogurtes, ovo (cozido, mexido), atum, frango ou carnes mais magras.
- não esqueça da hidratação: água de coco e água são excelentes para repor o suor perdido!!
- durante a festa, evite apenas beber. Tenha sempre um petisco em mãos para não ter hipoglicemia. Castanhas com frutas secas são perfeitos.

Meu kit já esta pronto!! 

Bom carnaval a todos!! Aproveitem com moderação.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Valorize-se!!

Hoje em dia, com essa moda de instagram e facebook, vejo muitas pessoas se inspirando em tal blogueira ou tal artista. Acho super válida a ideia de termos uma motivação para manter uma boa qualidade de vida, trocar receitas, dicas, que é o que procuro fazer aqui.
O grande problema é quando tudo isso começa a tornar-se uma obsessão e a pessoa quer tanto ter a barriga igual daquela artista ou blogueira (o) que acaba fazendo loucuras com sua saúde. Toma tudo o que a pessoa posta, come tudo o que a outra come, sem nenhum tipo de orientação profissional.
Gente, nosso organismo é único, cada pessoa tem uma necessidade, cada pessoa tem uma rotina, somos DIFERENTES! Já ouviram falar naquela frase: "o que é remédio para  uns pode ser veneno para outros?". Isso é a mais pura verdade! Só para vocês terem um exemplo: a chia, por exemplo, é considerada um ótimo alimento, mas eu tenho pacientes que possuem intolerância a chia😱. Sim! Da mesma forma que um tem intolerância ao glúten e o outro não; da mesma forma que um tem deficiência de cromo e por isso tem muita vontade de doce e o outro tem vontade de doce porque não come direto a tarde. 
Então não queira ser idêntico e ao outro e fazer tudo o que o outro faz porque seu organismo não é igual! 
Valorize-se! Valorize seu biotipo. Coloque objetivos reais para sua vida. Valorize seus pontos fortes e trabalhe seus pontos fortes! Converse isso com seu treinador, medico e nutricionista. 
Eu procuro sempre valorizar os pontos fortes dos meus pacientes e focar em objetivos reais. Acho que temos que ter sim uma busca por um corpo bonito e saudável, mas não podemos ser uma cópia do outro. Qual seria a graça de fossemos todos iguais, não é mesmo? Existem várias formas de beleza. Todos temos pontos fortes! Valorize o seu e seja saudável e muito mais feliz!!! 

Grande beijo da nutri!
Lívia Hasegawa
#timeliviahasegawa



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Gordura visceral

Gordura visceral: esta é a gordura que fica entre os órgãos. É caracterizada pelo abdômen mais "duro" e conhecida como a pior gordura do organismo. Sabe por que essa fama? É porque esta gordura se desprende, cai na nossa circulação e pode entupir um vaso sanguíneo, causando infarto e AVC. 
Para prevenir o acúmulo desta gordurinha chata 😡 você deve evitar o excesso de consumo de carboidratos com farinha branca como paes  franceses, biscoitos água e sal, excesso de sucos, açúcares 🍭🍬 e massas em geral, pois apresentam alto índice glicemico, ou seja, aumentam o açúcar do sangue, promovendo o aumento de insulina, que promove o acúmulo desta gordura. 
Minha dica é sempre associar aos carboidratos uma fibra ou proteína ou gordura boa para que não ocorra este pico de açúcar no sangue. 
Ah! Cuidado com os produtos sem glúten. Muitos acham que podem comer a vontade por não conter glúten, mas eles tb podem ter índice glicemico alto. Isso fica para um próximo post!! 
Essa é uma avaliação minha de redução de 600g de gordura no tronco pela bioimpedancia. Nesta fase que estou com muito pouco treino, estou com uma dieta com baixo carbo e apenas coloco carbos de baixo índice glicemico. Olha o resultado!! 😉

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Disbiose: já ouviu falar?

O nosso intestino é um órgão de extrema importância para o adequado funcionamento do organismo. Uma alimentação com perfil inflamatório (excesso de gorduras ruins, frituras, refrigerantes e tudo o que vocês já estão carecas de saber) leva a um processo de desequilíbrio da microbiota (conhecida como flora) intestinal. 

Uma microbiota desequilibrada pode levar a diversas consequências: imunidade baixa, aumento da vontade de doces e alteração no humor (isso porque o intestino produz 70% da nossa serotonina - neurotransmissor do bom humor e bem estar), problemas de pele, celulite, enxaqueca, etc. Isso ocorre porque a parede intestinal fica muito mais permeável a passagem de substâncias que não deveriam entrar para a corrente sanguínea (como adoçantes, corantes, conservantes, etc) e isso gera dentro do organismo diversos processos inflamatórios. 

Muitos estudos ainda associam a obesidade com este desequilíbrio da microbiota.

Algumas pessoas ainda possuem intolerâncias (ex. Glúten, proteína do leite, lactose, soja, etc) que causam estas mesmas reações. Lembre-se que intolerância é diferente de alergia, por isso muitos nem sabem que tem!

Uma dieta com perfil antiinflamatório adaptada para seu organismo, com a eliminação de alimentos que causam intolerâncias e reposição de probioticos e glutamina podem ajudar muito a resolver esta situação.

Procure um nutricionista funcional. Ele pode te ajudar muito a melhorar sua saúde!